terça-feira, 12 de março de 2013

EUGÊNIO COLIN - biografia

Biografia - parte I


Eugênio nasceu em 29 de julho de 1916. Filho de imigrantes alemães, ainda menino descobriu sua paixão pelo desenho na escola (MOREIRA, 2004). De família tradicional joinvilense, sobrinho e primo de pessoas famosas da política local joinvilense, como Max Colin e João Colin, nunca se envolveu com política (NUNES, 2008). Antes do reconhecimento, expôs em praças, bibliotecas e livrarias.

Foto do artista. Jornal AN de 09 de outubro de 2001. Site: http://www1.an.com.br/2004/mai/28/0ane.htm

Em 1930, com apenas 14 anos, parte para São Paulo e estuda no Liceu de Artes e Ofícios. Tornou-se mestre de quinze auxiliares em uma indústria de São Paulo, trabalhando com desenho e pintura de bordados e tapeçarias (MOREIRA, 2004)..

Eram nos fins de semana e feriados que visitava exposições a fim de buscar por aprendizados, dedicando-se também às aquarelas. Teve como ofício o desenho comercial e como mestre Otto C. Kaesemodel quando atuou com desenhista no Atelier Artístico Libela. Residiu em São Paulo até 1945. 

Logo quando retornou à Joinville, experimentou a tinta a óleo diante da aquisição acidental dessas tintas, mas passou a gostar do resultado (MOREIRA, 2004).

Paisagem pintada por Eugênio Colin. Fonte:  Jornal AN de 15 de maio de 2010.

Aos 30 anos, em 1946, expõe no saguão do Palace Hotel, com elogios da imprensa local e boa receptividade do público. No mesmo ano, mora por um tempo no Rio de Janeiro para estudo e aperfeiçoamento. 

Foi também em novembro do mesmo ano, que expõe “[...] individualmente na Sociedade Harmonia-Lyra durante a exposição de Flores e Arte; evento este que mais tarde viria a se transformar na Festa das Flores. O artista considera essa exposição sua apresentação oficial como pintor” (MOREIRA, 2004, p. 4).  Nesse evento, conhece o artista Fritz Alt, que o elogia mas enfatiza a necessidade de Colin achar seu próprio caminho e estilo artístico. 

Alt afirma que Colin “tem talento, mas não sabe o que faz” (NUNES, 2004, p. 4). Segundo o Caderno de Aniversário de Joinville do Jornal A Notícia de março de 2011 acredita-se que teve Fritz Alt como amigo e um estímulo para as artes. 

"Noite"(1961). Extraído de um site de leilões: http://arteavenda.wordpress.com/2012/05/31/eugenio-colin/

Colin e Alt foram os maiores responsáveis pelo impulso das artes na cidade de Joinville a partir da década de 40 (EUGÊNIO COLIN, 2011). Mesmo assim, depois de uma visita de Colin ao atelier de Fritz Alt, não acontece um estreitamento no relacionamento dos dois.

Autodidata, o único ensino em arte que teve foi no Liceu de Artes e Ofícios em SP e em 1949 na Colmeia dos Artistas do Brasil, onde morou por um tempo, no Rio de Janeiro. As aulas que teve foram aulas de Tapeçaria (MAZZARO, 2010). Depois de ficar em SP, quando volta a Joinville depois da Segunda Guerra Mundial, as atividades culturais haviam diminuído.

"Mar revolto" (1995). Extraído de um site de venda de mercadorias: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448668981-oleo-sob-tela-eugenio-colin-_JM

Entre 1949 e 1958 realiza exposições em Joinville com temas do litoral e planalto de Santa Catarina. Mas, entre esse período, casa-se em 1950 com Gertrudes Born e teve 3 filhos: Ester, Raquel e Evandro. Foi em um hall de hotel que, depois de comprar um quadro seu, tornou-se a esposa de Colin. Gertrudes é filha de comerciantes da avenida Getúlio Vargas de Joinville (NUNES, 2008).  Logo, dedica-se ao comércio de riscos de bordados, amostras e desenhos para crochet, entre outros, no período de 1950 a 1955 (MOREIRA, 2004), período em que ganhou muito dinheiro, mas que também gastou rápido (NUNES, 2008).

Artista pintando a Santa Ceia. Fonte: Jornal A Notícia de 4 de julho de 2001. Site: http://www1.an.com.br/2001/jul/04/0ane.htm


CONTINUA.... clique aqui para ler a parte II


Referências

EUGÊNIO Colin: dono da paisagem. Jornal A Notícia, Joinville, 9 mar. 2011. Anexo, Caderno de aniversário do A Notícia, p. 31.

MAZZARO, Rafaela. Joinvilense da gema. Jornal A Notícia, Joinville, 15 mai. 2010. Anexo, p. 1.

MOREIRA, Maurício. Eugênio Colin. Trabalho de conclusão do curso de História da Arte. Casa da cultura. Escola de Artes Fritz Alt. Professora Berenice Joanna Mokross. Joinville, 2004.

NUNES, Denise Cristina Torrens. Eugênio Colin. Trabalho de conclusão do curso de História da Arte. Professora Miriam Aparecida da Rocha. Joinville, 2008.

15 comentários:

  1. Eu adorei Eugenio Colin.
    Sou ana julia bisneta de Eugenio Colin
    TEHO 8 ANOS E ME CHAMO : ANA JULIA



    EUGENIO COLIN!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Ana Julia.
    Que bom que gostou!!! Seu bisavô foi um grande artista.
    Abraços, Juli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Juli. Tenho um quadro antigo de Eugênio Colin e tenho interesse em vendê-lo. Sou natural de Joinville e ainda moro no município, se souber de alguém como um colecionador, ou algum familiar que tenha interesse em comprar me avise.

      Excluir
  3. Boa tarde, tenho um quadro do Eugênio Colin e tenho interesse em vendê-lo. Sou de Joinville-SC. Se tiver algum familiar ou colecionador com interesse, envie um email para walsantjunior@gmail.com
    Agradeço desde já e aguardo uma posição sobre o mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Gostaria se possível entrar em contato com o responsável sobre o acervo de Eugenio Colin,assunto de interesse da famíia!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um quadro colin 1982 interessados entrar em contato com o meu email divininho00@gmail.com

      Excluir
  5. Boa noite! Se possível, gostaria de entrar em contato com o responsável sobre o acervo do Eugenio Colin.
    Se possível com a máxima urgencia.

    Obrigado

    Izabelle

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa noite!
    Possuo um lindo e raro quadro óleo sobre tela, do Eugênio Colin
    em excelente estado de conservação e tenho interesse em vendê-lo.
    Medidas 81cm x 68cm (A X L) com moldura dourada envelhecida.
    Interessados, favor entrar em contato no e-mail
    carllostoni@gmail.com ou no Whats (41) 9.9613-3361 c/ Carlos
    Resido em Curitiba/Pr.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. tenho uma linda tela do artista Eugenio Colin, pintada em 1961. Não vendo, mas fico a disposição se alguém quiser utiliza-la para fins culturais. leila201114@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, possuo um lindo quadro Eugênio Colin de 1982 com moldura, interessados entrar em contato pelo e-mais divininho00@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. olá, tenho uma obra de Eugênio Colin, quadro de 1958, creio que deve ter 80x60, alguém tem noção de valores???

    ResponderExcluir
  10. Eu estava em um Shopping em Joinville fazendo um curso, e no intervalo do curso eu fui ver uns quadros que estavam expostos para o público em geral. E admirando um desses quadros, um homem muito educado e simpático e com cabelos grisalhos me perguntou se eu gostei do quadro? É lhe respondi que sim e que admirava que tem talento nato para certas coisas. Foi quando ele gentilmente se apresentou e confessou ser as obras dele. Perguntei-lhe se ele era parente dos Colin que tinham empresa na Av. Santos Dumont... pois eu residia na época no Bom Retiro perto desta empresa! Eu na época tinha uns 17 anos ou mais,hoje estou com 50 anos. Mas eu mesmo não podendo ter uma obra dele eu estou feliz por ter tido a oportunidade de conhece-lo pessoalmente! Joinville é um celeiro de artistas!!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Se possível, gostaria de entrar em contato com o responsável sobre o acervo do Eugenio Colin.
    Se possível com a máxima urgencia.

    Obrigado

    Josieli Coradin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josieli. Você deve entrar em contato diretamente com a família - eles possuem grande parte do acervo.
      O Museu de Arte de Joinville também possui obras do artista em seu acervo.

      Excluir