terça-feira, 18 de junho de 2013

Arte Local: Espaços de Joinville

Nessa postagem traçaremos um pequeno perfil de cada espaço cultural localizado em Joinville para que se tenha conhecimento dos diversos espaços de arte local existentes na cidade, além de uma pequena trajetória histórica para conhecermos como aconteceram suas construções e constituições.



1. Museu Casa Fritz Alt

A residência/ateliê de Fritz Alt foi por ele construída em 1946, mediante projeto conjunto com o amigo e arquiteto Paul Helmuth Keller (Alemanha, 1910-Joinville, 1992). Foi “baseada em projetos alemães das casas dos novos tempos da República de Weimar, e que pela originalidade e funcionalidade refletem a personalidade do artista” (GUERREIRO, 2007, p. 9). Antes de se tornar museu, serviu de moradia para a família Alt. Logo após a morte de Alt, em 1968, a casa foi comprada pela Prefeitura Municipal de Joinville em 1970 (Lei 1053/70), na gestão do prefeito Harald Karmann. Em 01 de setembro de 1972 é denominada “Casa Fritz Alt”, e é definido como um museu instalado na casa do artista (HEINZELMANN, 1999). 

Museu Casa Fritz Alt. Disponível em: https://sites.google.com/site/museucasafritzalt/home.
Acesso em: 09 abr. 2013.

O Museu Casa Fritz Alt foi inaugurado oficialmente em 1975. O acervo do Museu conta com móveis e objetos de uso pessoal do artista, ferramentas, fotos, obras de arte produzidas por Fritz Alt e também um grande número de moldes. Atualmente, o Museu possui um programa de ações educativas, uma exposição Itinerante que percorre as escolas do entorno de Joinville e um projeto a fim de torná-lo um ecomuseu.


2. Museu de Arte de Joinville - MAJ

O Museu de Arte de Joinville - MAJ foi criado a partir de muita insistência, pois os artistas queriam “um ambiente apropriado como incentivador e difusor das artes plásticas, além de abrigar as produções dos artistas locais” (NARLOCH apud MAJ 30 Anos, 2006). Na década de 70 a cidade de Joinville encontrava-se no auge da sua produção e expansão industrial e, a partir desse contexto, os artistas acharam justo reivindicar, frente à arte efervescente no país na época, por um espaço para expor.

Casa de Ottokar Döerffel, sede do MAJ. Foto de Salmo Duarte, Agência RBS. Disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2012/11/museu-de-arte-de-joinville-recebe-premio-darcy-ribeiro-2012-3963015.html. Acesso em 09 abr. 2013.

 A elaboração do Regulamento Interno e a implantação do Museu tiveram início em 1975, sendo que o MAJ foi inaugurado em 03 de setembro de 1976, depois que a residência, adquirida por Affonso Lepper, foi desapropriada em 23 de maio de 1973 devido a sua importância histórica e arquitetônica (GUERREIRO apud MAJ 30 Anos, 2006).

O Museu de Arte tem por finalidade realizar atividades artístico-culturais, além de recolher, conservar e divulgar obras de artes visuais em geral e em especial de artistas joinvilenses e catarinenses. 

3. Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior/ Escola de Artes Fritz Alt - EAFA


Com o processo de criação iniciado em 1967, a Escola de Artes Fritz Alt foi inaugurada em 1968 e oficializada através da Lei Municipal nº 394 de 26 de novembro de 1969. Em 1984, passou a ser subordinada à Fundação Cultural de Joinville (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, 2007). A EAFA, como também é conhecida, funcionou no antigo prédio da prefeitura, que na ocasião situava-se à Rua Padre Carlos nº 82. Em 1971, a Escola passou a funcionar provisoriamente junto à antiga Secretaria da Educação e Cultura, que na época localizava-se na Praça Nereu Ramos, nº 372. Mas, foi somente em 1972 que a Escola recebeu sede própria, junto à Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, na Rua Dona Francisca, nº 800.

Fachada da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, onde funcionavam até 2011 a Escola de Artes Fritz Alt, Escola de Música Villa Lobos e Escola Municipal de Ballet. Foto de Juliana Rossi.

Os cursos oferecidos na EAFA são divididos em módulos anuais ou semestrais, nos turnos matutino, vespertino e noturno para o público infantil, juvenil e adulto. Totaliza cerca de 10 cursos na área de Artes Visuais, com média de 600 alunos ao ano. Os cursos oferecidos são: Arte Juvenil, Cerâmica, Desenho e Pintura, Escolinha de Artes Infantis, Gravura, História da Arte, História em Quadrinhos, Pintura em Porcelana, Tapeçaria e Tecelagem e Teatro.

4. Galeria de Arte Municipal Victor Kursancew

 A Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (GMAVK) foi criada em 17 de fevereiro de 1982, pelo Decreto nº 4.461. De acordo com o Art. 1º do Regimento Interno, a GMAVK tem por finalidade: realizar exposições temporárias, contribuindo para a discussão, divulgação, difusão e fruição das artes visuais.


Abertura da Exposição "Entre Santos e Flores" da Galeria GMAVK. Homenagem a Claudia Gern, em 2011. Foto de Gleici Erica Schatzmann Kannenberg. Disponível em: http://naf-artedofogo.blogspot.com.br/2011_. Acesso em 09 abr. 2013.

 A Fundação Cultural de Joinville viabiliza os recursos necessários à execução de suas atividades e a estrutura da GMAVK é integrada pelos seguintes setores: Coordenação; Educação; Administração; Conselho Consultivo.
 A GMAVK funciona anexa à Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e com sua interdição, está funcionando junto ao prédio da Casa da Cultura na Rua Dona Francisca, 364.

5. Associação dos Artistas Plásticos de Joinville - AAPLAJ

Além da Coletiva dos Artistas e dos Museus, um importante marco para a arte joinvilense aconteceu na década seguinte, em 11 de abril de 1983 - foi fundada a Associação dos Artistas Plásticos de Joinville – AAPLAJ, sociedade civil sem fins lucrativos. Dentre alguns dos objetivos da Associação, destacam-se o incentivo a arte/educação e a realização de exposições artísticas de cunho pedagógico; a promoção da divulgação de suas atividades e de quaisquer iniciativas que favoreçam o desenvolvimento das artes e a defesa dos interesses profissionais de seus associados perante outros grupos profissionais, poderes legalmente constituídos e autoridades administrativas (ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE JOINVILLE, 1987).

Logotipo da AAPLAJ.




Localizada no Complexo Cultural Antarctica na Rua XV de Novembro nº 1383 (Galpão 13), a AAPLAJ é composta por artistas plásticos radicados em Joinville-SC, “sem distinção de nacionalidade, credo, sexo e cor, que a juízo da Diretoria da Associação, tenham condições profissionais e pessoais para integrar o quadro associativo” (ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE JOINVILLE, 1987, p. 2). Os associados contribuem com um valor mensal, fixado anualmente através de Assembleia Geral Ordinária.


6. Curso de Artes Visuais da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Esse curso surgiu em função da necessidade da implantação de um curso superior para o ensino da arte em Joinville e região, “devido à carência de professores habilitados nessa área, para dar atendimento às escolas de Ensino Fundamental e Médio” (CURSO DE ARTES VISUAIS, web). 

A mudança da nomenclatura do curso e implementação do novo “Curso de Artes Visuais”, foi aprovado pela Resolução nº 09/98 Conselho Universitário e CEPE de 10 de setembro de 1998, autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, com Parecer nº 241/98/CEPE de 03 de setembro de 1998. Dessa forma, o Curso de Educação Artística foi extinto pelo parecer 260/98/CEPE e Res. 17/98. É a partir do ano de 1999 e de acordo com a deliberação do Parecer n. 241/98 de 03/09/98, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, que fica autorizado o funcionamento do Curso de Artes Visuais na Universidade. 


Acadêmicos do curso de Artes Visuais. Disponível em: http://community.univille.edu.br/depto_artes_visuais/artesvisuais/index/57368. Acesso em 09 abr. 2013.

O objetivo geral do curso de Artes Visuais é o de “formar cidadãos críticos com conhecimentos em arte e em arte na educação para atuar na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, bem como nos espaços não-formais” (CURSO DE ARTES VISUAIS, web).


Referências:

ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE JOINVILLE. Estatuto Social. Joinville, SC, 1987.

CURSO de Artes Visuais. Disponível em: <http://community.univille.edu.br/depto_artes_visuais/artesvisuais/index/57368>. Acesso em 01 abr. 2013.

GALERIA DE ARTE MUNICIPAL VICTOR KURSANCEW. Regimento Interno. Joinville, SC, 2012.

GUERREIRO, Walter de Queiroz. Fritz Alt: a vontade do desejo. Joinville: Letra d´água, 2007, 1ª edição.

HEINZELMANN, Silvia. Fritz Alt. Joinville: Fundação Cultural, 1991.

MAJ 30 Anos. Joinville: Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, 2006.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola de Artes Fritz Alt. Fundação Cultural, Joinville, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário