terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Obra de Fritz Alt de 1959 é furtada de museu de Joinville

Notícia de hoje, 26/02/13, que saiu na imprensa sobre o furto de um busto produzido por Fritz Alt:

Uma escultura em cobre do artista Fritz Alt, fundida em 1959, foi furtada neste final de semana do Museu Casa Fritz Alt, em Joinville. A administração do museu registou Boletim de Ocorrência e acionou a Polícia Militar e a Polícia Civil, que estão trabalhando no caso desde o final da manhã de segunda-feira.



A obra chamada “Yonne Aastrup” é um busto de figura feminina, com fisionomia serena, cabelo reto tendo na frente do peio duas folhas de palmácea. A escultura tem cerca de 42 centímetros de altura e pesa aproximadamente 25 quilos. 

— A obra não tem preço de mercado, mas é uma peça de valor incalculável por sua importância história para a cultura joinvilense —, aponta o diretor-executivo da Fundação Cultura de Joinville (FCJ), Joel Gehlen.



O Museu Casa Fritz Alt, que está fechado para visitação desde março de 2010, quando foi interditado, foi alvo de furto duas vezes na última semana. Na quinta-feira, um computador foi levado do local. Neste final de semana houve novo ataque quando foi levado o busto do artista joinvilense.

A Secretaria de Proteção Civil acompanha o caso e pede o auxílio da população para localizar a peça furtada.

O Museu

O Museu Casa Fritz Alt foi inaugurado em 1975, após a aquisição da antiga residência do artista, construída na década de 1940. O acervo do museu conta com obras de arte produzidas por Fritz Alt, um grande número de moldes, também móveis e objetos de uso pessoal ao artista.

Quem é Fritz Alt

Fritz Alt nasceu em Lich (Alemanha) em 1902. Imigrou para o Brasil em 1921, instalando-se em Joinville. O artista dedicou sua vida à criação artística que enriquecem praças e edifícios joinvilenses e de outras cidades, e também residências particulares com desenhos, aquarelas, pinturas e esculturas, muitas hoje integrando o acervo do Museu. Em 15 de março de 1968 Friz Alt sofreu um enfarte do coração, falecendo próximo ao "Monumento ao Imigrante", obra que o consagrou.


Extraído de: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/cultura-e-variedades/anexo/noticia/2013/02/obra-de-fritz-alt-de-1959-e-furtada-de-museu-de-joinville-4055987.html
Mais informações: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/3801-Obra+de+Fritz+Alt+de+1959+%C3%A9+furtada+em+museu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário