domingo, 8 de dezembro de 2013

Artistas do Arte Jlle em Exposição na Galeria Victor Kursancew

Confira as fotos dos dos trabalhos dos artistas do Arte Jlle na exposição que está acontecendo na Galeria de Arte Victor Kursancew,na Casa da Cultura (Rua Dona Francisca, 800). A exposição se chama "Artista, e Educador", com trabalhos de professores-artistas que lecionam ou já lecionaram na Casa. A exposição vai até 14/02/2014 na Galeria anexa à Casa da Cultura. Horário de visitação: das 8h às 14h.


A abertura da exposição ocorreu no dia 29 de novembro de 2013, junto à reinauguração da Casa da Cultura, que encontrava-se interditada há mais de dois anos. O único artista que não tem obras expostas na exposição é Eugênio Colin, pois ele não lecionou na Casa.



"Carta à Darcy Ribeiro", de Hamilton Machado. 


Da série "Ecologia", escultura de Mário Avancini.


Pintura de Victor Kursancew.

Escultura "Beethoven", de Fritz Alt.

Foto: assessoria imprensa de Rodrigo Coelho. 



À direita, obra de Edith Wetzel (única aluna de Fritz Alt) que esculpiu o rosto de Fritz Alt.


Os artistas - professores e ex-professores da Escola de Artes Fritz Alt.


Texto do curador Walter de Queiroz Guerreiro.

"Mãe Joinvilense", escultura de Mário Avancini que antes servia de bebedouro no Terminal Central de ônibus de Joinville. Essa escultura agora encontra-se na entrada da Casa da Cultura. Na foto, segurança junto à escultura, na reinauguração da Casa.



Perfil do busto de "Beethoven", escultura de Fritz Alt.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Digitalização do acervo de Fritz Alt

Notícia copiada do site da Prefeitura de Joinville:

"O projeto de catalogação digital do acervo do Museu Casa Fritz Alt foi iniciado em 2010, atendendo as especificações das diversidades dos objetos museais. Todo o processo foi coordenado pelo professor Walter Coan, chefe do departamento de informática da Univille. 

Após receber apoio do Simdec, em 2013, o processo passou a contemplar, também, a digitalização do acervo do Museu Nacional deImigração e Colonização de Joinville". 


Print-screen tirado de uma obra do acervo virtual do Museu Casa Fritz Alt


Clique aqui para acessar o catálogo virtual das obras de Fritz Alt: 
(digite "Fritz Alt" no campo a ser preenchido).

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

'Esboço' de Mário Avancini é encontrado durante reforma

O Jornal A Notícia e a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Joinville publicou durante a semana notícias sobre uma pedra com esboços de Mário Avancini que foi encontrada durante a reforma da Casa da Cultura (R: Dona Francisca, 600).

Mª Helena, coordenadora da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA) da Casa da Cultura. Foto: Salmo Duarte.

"Durante os quase vinte anos em que Mário Avancini foi professor na Casa da Cultura, sempre trabalhou em suas esculturas nos jardins da Casa. Uma dessas obras, que está inacabada, foi desenterrada do pátio da Casa da Cultura durante as obras de reformas do espaço.


A obra foi desenterrada por Gessonia Carrasco, restauradora e coordenadora do Arquivo Histórico de Joinville, em parceria com os apenados que trabalhavam nas reformas da Casa da Cultura. 'Mais de 50% da pedra trabalhada estava enterrada nos jardins da Casa. A pedra deve estar ali há pelo menos 35 anos', destaca Maria Helena. A restauradora vai efetuar a limpeza da peça que deverá ser instalada em um local definitivo nos jardins da Casa. 

Segundo Maria Helena Scaglia, coordenadora da Escola de Artes Fritz Alt, não existem registros de data e nem de nome desta obra. O trabalho foi efetuado em uma pedra de granito vermelho, de uma rigidez extrema — [...] pelas características dos traços, a pedra deve ter sido utilizada como estudo". 


Leia a notícia completa aqui: 


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Arte Jlle no BISU

O "Arte Jlle" saiu no BISU, o informativo da UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville)!


Trechos da reportagem:
"As formas de utilizar a tecnologia a favor da educação sempre se reinventam com criatividade. Uma estudante da Univille resolveu investir na ideia de uma educação não-formal através de um blog. A mestranda em Educação Juliana Rossi (foto), sob orientação da profª Drª Silvia Sell Duarte Pillotto, trabalha em uma dissertação que tem despertado a curiosidade de internautas, artistas e estudantes de arte.

Foto: Juliana Rossi.


[...] a intenção é disponibilizar um material mais acessível em questão de tempo e espaço. Se você tiver acesso a um computador e à internet, pode ter a qualquer hora e em qualquer local [...]

A dissertação de Juliana também rendeu entrevistas de familiares e conhecidos dos artistas. Ela conta que há informações inéditas sobre a vida pessoal e produção artística dos artistas que não é possível encontrar em outros locais. A mestranda explica que esses artistas contribuíram para a construção histórica, artística e cultural de Joinville [...]".

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Arte Jlle na mídia

 O projeto Arte Jlle saiu no informativo cultural impresso "Cidade Cultural". Confira:

Recorte sobre o projeto (clique para ampliar):


Página do informativo onde saiu a matéria (clique para ampliar):


Capa do informativo (clique para ampliar):

 Agradecemos a equipe do Cidade Cultural pela divulgação de nosso projeto e divulgação dos diversos eventos artísticos e culturais da cidade!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Fritz Alt - Um Homem e Seu Mundo

Confira o vídeo-documentário sobre Fritz Alt - "Um Homem e seu Mundo" - com direção de TiroTTi realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), produzido em 2006.



Roteiro original: Walter de Queiroz Guerreiro
Roteiro adaptado: Equipe Projeto Fritz Alt (Ana Paula dos Santos, Maurício Biscaia, TiroTTi)
Atores: Eliton Felipe de Souza, Soraia Silva e Hélio Muniz
Artista plástica entrevistada: Edith Wetzel
Sinopse: um casal de jovens passeia pela cidade, visita o museu, troca ideias sobre quem é Fritz Alt e se delicia com o rigor e a estética do escultor. O Museu Casa Fritz Alt serve de centro para que possamos passear, juntos dos jovens, pelos monumentos espalhados pelos quatro cantos de Joinville.

sábado, 13 de julho de 2013

Onde encontrar + infos sobre os artistas

Além do blog "Arte Jlle", há diversas fontes para saber + sobre os artistas, como livros, notícias de jornais, sites e trabalhos acadêmicos. Confira a seguir:

Fritz Alt:
  • Livro: GUERREIRO, Walter de Queiroz. Fritz Alt: a vontade do desejo. Joinville: Letra d´água, 2007, 1ª edição.
  • Livro: HEINZELMANN, Silvia. Fritz Alt. Joinville: Fundação Cultural, 1991.
  • Notícia de jornal: FRITZ Alt, o artista ancestral. Jornal A Notícia, Joinville, 9 mar. 2011. Anexo, Caderno de aniversário do A Notícia, p. 30.
  • Notícia de jornal: MAZZARO, Rafaela. Percursos das artes plásticas. Jornal A Notícia, Joinville, 13 mai. 2010. Anexo, p. 1.
  • Notícia de Jornal: SCHWARZ, Rodrigo. Verbete de bronze. Jornal A Notícia, Joinville, 25 jul. 2007. Anexo, p. 1.
  • Notícia de jornal: SCHWARZ, Rodrigo. Vida nova ao trabalhador: Restauração de mosaico recupera obra monumental de Fritz Alt, baluarte das artes plásticas de Joinville. Jornal A Notícia, Joinville, 15 out. 2006. Anexo, p. 2.
  • Site do Museu Casa Fritz Alt: https://sites.google.com/site/museucasa fritzalt/;
  • Site/blog: TERRAS da princesa brasileira abrigam arte musiva do alemão Fritz Alt. Disponível em: http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id121.html. Acesso: 15 jan. 2013.
  • Museu Casa Fritz Alt. Endereço: R. Aubé (Servidão Fritz Alt), s/nº - Boa Vista, Joinville - SC.


Mário Avancini:
  • Livro: WOLFF, Joca. Mário Avancini: poeta da pedra. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2003.
  • Pasta do artista na Biblioteca do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Endereço: R. Quinze de Novembro, 1400 - América. Joinville/SC. Temporariamente funcionando na Cidadela Cultural Antarctica.
  • Biblioteca da Casa da Cultura: SCHATZMANN, Gabriela. Mário Avancini. Trabalho de Conclusão de Curso de História da Arte. Joinville: Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, 2009.
  • Biblioteca da Casa da Cultura: CUNHA, Sônia Regina Andreata Biss da. Mário Avancini: o Michelangelo brasileiro. Fundação Cultural de Joinville – Casa da Cultura. Escola de Artes Fritz Alt. Joinville, Novembro/2010.
  • Notícia de jornal: MÁRIO Avancini, o fazedor de caminhos. Jornal A Notícia, Joinville, 9 mar. 2011. Caderno de aniversário do A Notícia, p. 29.
  • Notícia de jornal: MAZZARO, Rafaela. 20 anos de luto. Jornal A Notícia, Joinville, 26 set. 2012. Anexo, Caderno de aniversário do A Notícia, p. 37.
  • Notícia de jornal: MAZZARO, Rafaela. Molde de pedra, coração de ouro. Jornal A Notícia, Joinville, 10 mai. 2010. Anexo, p. 1.
  • Notícia de jornal: UM 1992 que não deve ser esquecido. Jornal A Notícia, Joinville, 26 set. 2012. Caderno Anexo, p. 1


Hamilton Machado:
  • Texto:  "O Filtro do Mestre", de Walter de Queiroz Guerreiro. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3856543.
  • Pasta do artista na Biblioteca do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Endereço: R. Quinze de Novembro, 1400 - América. Joinville/SC. Temporariamente funcionando na Cidadela Cultural Antarctica.
  • Biblioteca da Casa da Cultura: ARTIOLI, Ana Cláudia M. Moreira. Atividade sobre o artista joinvilense Hamilton Machado. Trabalho de Conclusão do curso de História da Arte da Casa da Cultura. Joinville: s.n., 2004.
  • Biblioteca da Casa da Cultura: GOMES, Audrey Machado; MAGRO, Silvia Indalencio. Hamilton José Machado. Fundação Cultural de Joinville. Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. Escola de Artes Fritz Alt. Joinville: s.n., 2011.
  • Notícia de jornal: MAZZARO, Rafaela. 20 anos de luto. Jornal A Notícia, Joinville, 26 set. 2012. Anexo, Caderno de aniversário do A Notícia, p. 37.
  • Notícia de jornal: MAZZARO, Rafaela. Traços de liberdade. Jornal A Notícia, Joinville, 11 mai. 2010. Caderno Anexo, p.1.
  • Notícia de jornal: PEREIRA, Mariana. O legado de um artista. Jornal Notícias do Dia, Joinville, 8 mai. 2009. Caderno Plural, p. 1.
  • Notícia de jornal: UM 1992 que não deve ser esquecido. Jornal A Notícia, Joinville, 26 set. 2012. Caderno Anexo, p. 1. 


Victor Kursancew:
  • Blog: VICTOR KURSANCEW. S.n.t. Disponível em: <http://galeriavkjoinville.blogspot.com.br/>. Acesso em 13 set. 2012.
  • Pasta do artista na Biblioteca do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Endereço: R. Quinze de Novembro, 1400 - América. Joinville/SC. Temporariamente funcionando na Cidadela Cultural Antarctica.
  • Notícia de jornal: MAZZARO, Rafaela. Lutando pela própria arte. Jornal A Notícia, Joinville, 12 mai. 2010. Anexo, p. 1. 
  • Notícia de jornal: SCHMITZ, Cristiane. Redescobrindo Kursancew. Jornal A Notícia, Joinville, 22 mar. 2007. Anexo, p. 2. 
  • Notícia de jornal: SZABUNIA, Roberto. Victor Kursancew, acima de tudo amante da arte. Jornal A Notícia, Joinville, 6 mar. 1980. P. 10??
  • Notícia de jornal: VICTOR Kursancew, o boêmio rigoroso. Jornal A Notícia, Joinville, 9 mar. 2011. Anexo, Caderno de aniversário do A Notícia, p. 28. 


Eugênio Colin:
  • Monografia: LAMAS, Nadja de Carvalho. Eugênio Colin: o pintor joinvilense. Faculdade de Arte do Paraná. Curso de pós-graduação em nível de especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação. Curitiba, 1992. 33p.
  • Pasta do artista na Biblioteca do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Endereço: R. Quinze de Novembro, 1400 - América. Joinville/SC. Temporariamente funcionando na Cidadela Cultural Antarctica.
  • Biblioteca da Casa da Cultura: MOREIRA, Maurício. Eugênio Colin. Trabalho de conclusão do curso de História da Arte. Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. Professora Berenice Joanna Mokross. Joinville, 2004.
  • Biblioteca da Casa da Cultura: NUNES, Denise Cristina Torrens. Eugênio Colin. Trabalho de conclusão do curso de História da Arte. Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. Professora Miriam Aparecida da Rocha. Joinville, 2008
  • Notícia de revista: MÉRITO Cruz e Souza homenageia personalidades da cultura. Revista Museu, S.l., s.n., 21 nov. 2004. Disponível em: < http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not_imp.asp?id=5158&ano_not=2004>.  Acesso em 13 set. 2012.
  • Notícia de jornal: EUGÊNIO Colin: dono da paisagem. Jornal A Notícia, Joinville, 9 mar. 2011. Anexo, Caderno de aniversário do A Notícia, p. 31.
  • Notícia de jornal: MAZZARO, Rafaela. Joinvilense da gema. Jornal A Notícia, Joinville, 15 mai. 2010. Anexo, p. 1. 


Contexto artístico joinvilense: 
  • Livro: PEDROSO, Néri. Coletiva de artistas de Joinville: construção mínima de memória. Joinville: Impressul, 2012.
  • Catálogo: MAJ 30 Anos. Joinville: Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, 2006.
  • Arquivo Histórico de Joinville. Endereço: Rua Hermann August Lepper, 650. Joinville/SC.
  • Biblioteca do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Endereço: R. Quinze de Novembro, 1400 - América. Joinville/SC. Temporariamente funcionando na Cidadela Cultural Antarctica.

sábado, 29 de junho de 2013

Projeção Mapeada - Organismos Públicos

Vejam o trabalho maravilhoso do VJ Vigas (Leandro Mendes Vigas), em que alguns de nossos artistas aparecem no espetáculo Projeção Mapeada - Organismos Públicos. Além de Fritz Alt e Hamilton Machado, também aparecem imagens do Schwanke

A primeira edição do projeto ocorreu em 2010 em Joinville, e já conta com quatro edições realizadas. A quarta edição ocorreu também em Joinville, na fachada do Museu Nacional da Imigração e Colonização. Confira o vídeo na íntegra da quarta edição que ocorreu em maio deste ano (2013):



(imagens dos artistas - 8:35 do vídeo).

"O projeto 'Projeção Mapeada - Organismos Públicos' consiste em criar uma série de espetáculos onde prédios públicos históricos são usados como interface para uma performance áudio visual gratuita em que elementos visuais gráficos e fílmicos relacionam-se em perfeita harmonia com o áudio, criando uma experiência contemplativa aos espectadores, utilizando como tela a fachada de um prédio com valor histórico para a cidade.
(...) 
A Projeção Mapeada destaca os detalhes arquitetônicos transformando-os em grafismos e elementos 3D, direcionando a atenção do espectador e levando-o através da linguagem visual a olhar detalhes as vezes despercebidos, exaltando a rica arquitetura histórica de nossos prédios públicos" (VJ Vigas).


Simplesmente, um trabalho muito bem produzido e pensado que valoriza a arte e cultura local por meio de uma linguagem contemporânea. Nós do "Arte Jlle" adoramos!!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Arte Local: Espaços de Joinville

Nessa postagem traçaremos um pequeno perfil de cada espaço cultural localizado em Joinville para que se tenha conhecimento dos diversos espaços de arte local existentes na cidade, além de uma pequena trajetória histórica para conhecermos como aconteceram suas construções e constituições.



1. Museu Casa Fritz Alt

A residência/ateliê de Fritz Alt foi por ele construída em 1946, mediante projeto conjunto com o amigo e arquiteto Paul Helmuth Keller (Alemanha, 1910-Joinville, 1992). Foi “baseada em projetos alemães das casas dos novos tempos da República de Weimar, e que pela originalidade e funcionalidade refletem a personalidade do artista” (GUERREIRO, 2007, p. 9). Antes de se tornar museu, serviu de moradia para a família Alt. Logo após a morte de Alt, em 1968, a casa foi comprada pela Prefeitura Municipal de Joinville em 1970 (Lei 1053/70), na gestão do prefeito Harald Karmann. Em 01 de setembro de 1972 é denominada “Casa Fritz Alt”, e é definido como um museu instalado na casa do artista (HEINZELMANN, 1999). 

Museu Casa Fritz Alt. Disponível em: https://sites.google.com/site/museucasafritzalt/home.
Acesso em: 09 abr. 2013.

O Museu Casa Fritz Alt foi inaugurado oficialmente em 1975. O acervo do Museu conta com móveis e objetos de uso pessoal do artista, ferramentas, fotos, obras de arte produzidas por Fritz Alt e também um grande número de moldes. Atualmente, o Museu possui um programa de ações educativas, uma exposição Itinerante que percorre as escolas do entorno de Joinville e um projeto a fim de torná-lo um ecomuseu.


2. Museu de Arte de Joinville - MAJ

O Museu de Arte de Joinville - MAJ foi criado a partir de muita insistência, pois os artistas queriam “um ambiente apropriado como incentivador e difusor das artes plásticas, além de abrigar as produções dos artistas locais” (NARLOCH apud MAJ 30 Anos, 2006). Na década de 70 a cidade de Joinville encontrava-se no auge da sua produção e expansão industrial e, a partir desse contexto, os artistas acharam justo reivindicar, frente à arte efervescente no país na época, por um espaço para expor.

Casa de Ottokar Döerffel, sede do MAJ. Foto de Salmo Duarte, Agência RBS. Disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2012/11/museu-de-arte-de-joinville-recebe-premio-darcy-ribeiro-2012-3963015.html. Acesso em 09 abr. 2013.

 A elaboração do Regulamento Interno e a implantação do Museu tiveram início em 1975, sendo que o MAJ foi inaugurado em 03 de setembro de 1976, depois que a residência, adquirida por Affonso Lepper, foi desapropriada em 23 de maio de 1973 devido a sua importância histórica e arquitetônica (GUERREIRO apud MAJ 30 Anos, 2006).

O Museu de Arte tem por finalidade realizar atividades artístico-culturais, além de recolher, conservar e divulgar obras de artes visuais em geral e em especial de artistas joinvilenses e catarinenses. 

3. Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior/ Escola de Artes Fritz Alt - EAFA


Com o processo de criação iniciado em 1967, a Escola de Artes Fritz Alt foi inaugurada em 1968 e oficializada através da Lei Municipal nº 394 de 26 de novembro de 1969. Em 1984, passou a ser subordinada à Fundação Cultural de Joinville (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, 2007). A EAFA, como também é conhecida, funcionou no antigo prédio da prefeitura, que na ocasião situava-se à Rua Padre Carlos nº 82. Em 1971, a Escola passou a funcionar provisoriamente junto à antiga Secretaria da Educação e Cultura, que na época localizava-se na Praça Nereu Ramos, nº 372. Mas, foi somente em 1972 que a Escola recebeu sede própria, junto à Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, na Rua Dona Francisca, nº 800.

Fachada da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, onde funcionavam até 2011 a Escola de Artes Fritz Alt, Escola de Música Villa Lobos e Escola Municipal de Ballet. Foto de Juliana Rossi.

Os cursos oferecidos na EAFA são divididos em módulos anuais ou semestrais, nos turnos matutino, vespertino e noturno para o público infantil, juvenil e adulto. Totaliza cerca de 10 cursos na área de Artes Visuais, com média de 600 alunos ao ano. Os cursos oferecidos são: Arte Juvenil, Cerâmica, Desenho e Pintura, Escolinha de Artes Infantis, Gravura, História da Arte, História em Quadrinhos, Pintura em Porcelana, Tapeçaria e Tecelagem e Teatro.

4. Galeria de Arte Municipal Victor Kursancew

 A Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (GMAVK) foi criada em 17 de fevereiro de 1982, pelo Decreto nº 4.461. De acordo com o Art. 1º do Regimento Interno, a GMAVK tem por finalidade: realizar exposições temporárias, contribuindo para a discussão, divulgação, difusão e fruição das artes visuais.


Abertura da Exposição "Entre Santos e Flores" da Galeria GMAVK. Homenagem a Claudia Gern, em 2011. Foto de Gleici Erica Schatzmann Kannenberg. Disponível em: http://naf-artedofogo.blogspot.com.br/2011_. Acesso em 09 abr. 2013.

 A Fundação Cultural de Joinville viabiliza os recursos necessários à execução de suas atividades e a estrutura da GMAVK é integrada pelos seguintes setores: Coordenação; Educação; Administração; Conselho Consultivo.
 A GMAVK funciona anexa à Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e com sua interdição, está funcionando junto ao prédio da Casa da Cultura na Rua Dona Francisca, 364.

5. Associação dos Artistas Plásticos de Joinville - AAPLAJ

Além da Coletiva dos Artistas e dos Museus, um importante marco para a arte joinvilense aconteceu na década seguinte, em 11 de abril de 1983 - foi fundada a Associação dos Artistas Plásticos de Joinville – AAPLAJ, sociedade civil sem fins lucrativos. Dentre alguns dos objetivos da Associação, destacam-se o incentivo a arte/educação e a realização de exposições artísticas de cunho pedagógico; a promoção da divulgação de suas atividades e de quaisquer iniciativas que favoreçam o desenvolvimento das artes e a defesa dos interesses profissionais de seus associados perante outros grupos profissionais, poderes legalmente constituídos e autoridades administrativas (ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE JOINVILLE, 1987).

Logotipo da AAPLAJ.




Localizada no Complexo Cultural Antarctica na Rua XV de Novembro nº 1383 (Galpão 13), a AAPLAJ é composta por artistas plásticos radicados em Joinville-SC, “sem distinção de nacionalidade, credo, sexo e cor, que a juízo da Diretoria da Associação, tenham condições profissionais e pessoais para integrar o quadro associativo” (ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE JOINVILLE, 1987, p. 2). Os associados contribuem com um valor mensal, fixado anualmente através de Assembleia Geral Ordinária.


6. Curso de Artes Visuais da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Esse curso surgiu em função da necessidade da implantação de um curso superior para o ensino da arte em Joinville e região, “devido à carência de professores habilitados nessa área, para dar atendimento às escolas de Ensino Fundamental e Médio” (CURSO DE ARTES VISUAIS, web). 

A mudança da nomenclatura do curso e implementação do novo “Curso de Artes Visuais”, foi aprovado pela Resolução nº 09/98 Conselho Universitário e CEPE de 10 de setembro de 1998, autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, com Parecer nº 241/98/CEPE de 03 de setembro de 1998. Dessa forma, o Curso de Educação Artística foi extinto pelo parecer 260/98/CEPE e Res. 17/98. É a partir do ano de 1999 e de acordo com a deliberação do Parecer n. 241/98 de 03/09/98, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, que fica autorizado o funcionamento do Curso de Artes Visuais na Universidade. 


Acadêmicos do curso de Artes Visuais. Disponível em: http://community.univille.edu.br/depto_artes_visuais/artesvisuais/index/57368. Acesso em 09 abr. 2013.

O objetivo geral do curso de Artes Visuais é o de “formar cidadãos críticos com conhecimentos em arte e em arte na educação para atuar na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, bem como nos espaços não-formais” (CURSO DE ARTES VISUAIS, web).


Referências:

ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DE JOINVILLE. Estatuto Social. Joinville, SC, 1987.

CURSO de Artes Visuais. Disponível em: <http://community.univille.edu.br/depto_artes_visuais/artesvisuais/index/57368>. Acesso em 01 abr. 2013.

GALERIA DE ARTE MUNICIPAL VICTOR KURSANCEW. Regimento Interno. Joinville, SC, 2012.

GUERREIRO, Walter de Queiroz. Fritz Alt: a vontade do desejo. Joinville: Letra d´água, 2007, 1ª edição.

HEINZELMANN, Silvia. Fritz Alt. Joinville: Fundação Cultural, 1991.

MAJ 30 Anos. Joinville: Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, 2006.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola de Artes Fritz Alt. Fundação Cultural, Joinville, 2007.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

VICTOR KURSANCEW

Biografia - parte II
(clique aqui para ler a parte I)

Conhecido como o “teimoso simpático” por suas opiniões firmes e irrevogáveis, Victor fez muitas amizades também em Joinville. Segundo Szabunia (1980), Kursancew foi um dos grandes amigos de Fritz Alt, além de Antônio Mir e Edson Machado. Mesmo pela amizade e bom relacionamento com Mir, que fazia com que os dois ficassem durante horas conversando sobre artes plásticas, “Victor era sincero em relação ao trabalho de Mir, o qual não lhe agradava” (SZABUNIA, 1980).

Autorretrato. óleo s/ tela. 0,50x0,58m. Data desconhecida. Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1wnr86IRMWFKx_vM6YEA0vLinL_yTj6OgsugohVJihE4/edit?authkey=CLfYjKEE

Passava horas conversando,
principalmente se a pessoa demonstrava cultura e se houvesse uma ou mais garrafas por perto. Conversando e bebendo Victor “ia longe”. Seu nível cultural era impressionante, estando sempre a par de qualquer assunto. Seu filho Francisco conta que “entre uma e outra birita o velho se abria, e podia entreter uma pessoa durante horas a fio” (SZABUNIA, 1980).



Retrato Sr. Moreira. Óleo s/ tela. 0,50x0,55m. Data desconhecida. Idem referências da primeira imagem.

Uma reunião com amigos, regada à cerveja, era uma das coisas que mais gostava; tinha “espírito boêmio” (SZABUNIA, 1980). Sentia-se bem também com a solidão – “não foram poucas as vezes em que era surpreendido dormindo – tarde da noite – em uma cadeira, depois de ter passado algumas horas divagando, filosofando” (SZABUNIA, 1980).

Considerava-se “bom vivant”, “tratando de aproveitar o que a vida podia lhe oferecer de bom. Não pensava muito no futuro, olhando mais o momento atual. Detestava a mesquinhez. Adorava a arte” (SZABUNIA, 1980).

Retrato de Conrado Koening. Óleo s/ algodão. 0,51x042m. 1978. Idem imagem acima.

Profundo pesquisador da pintura em geral e do processo cultural em geral, seu material de pesquisa continha inúmeros livros sobre arte, sendo que alguns eram muito antigos e escritos em alemão.

Anexa à Casa da Cultura, há a Galeria Municipal de Arte que, em sua homenagem, leva seu nome. Fundada em 1982, dois anos após sua morte, lá acontecem exposições de artistas contemporâneos itinerantes e de alunos da Escola de Artes Fritz Alt. Porém, a única tela que compõe o acervo é um quadro de 1984 que retrata Santos Dumont, entre as 324 peças da galeria (MAZZARO, 2010). A instituição também possui um livro onde há o levantamento de 90 produções documentadas.

Girassóis. Óleo espatulado s/ tela. 0,90x0,75m. data desconhecida.

Em 2007, uma retrospectiva na Galeria aconteceu em função das comemorações de 25 anos de existência e revitalização. A mostra foi denominada “Homenagem a Victor Kursancew”, com cerca de 30 obras, entre elas a série de aquarelas “Joinville Antiga”. Nessa série, “[...] é possível resgatar registros de lugares que não existem mais, como o coreto de Joinville no Jardim Lauro Mûller – criado em 1928 e demolido em 1938 [...] [além da] antiga residência de Ottokar Doerffel que hoje abriga o Museu de Arte de Joinville” (SCHMITZ, 2007, p. 2).

Kursancew não conseguia sobreviver apenas como artista plástico, e passou a trabalhar intensamente com publicidade, usando dos mais diversos materiais para eternizar a criatividade (VICTOR, 2011, p. 28), além das aulas que lecionava na Casa da Cultura (MAZZARO, 2010).

Residência Ottokar Doerfell (hoje MAJ). Série Joinville Antiga. Aquarela. 0,28x0,21m. 1972

Era extremamente exigente e crítico em tudo que se relacionava com arte, “principalmente pintura, que era sua ocupação mais constante. De estilo acadêmico, manteve-se fiel a esta linha, e seus trabalhos são verdadeiros estudos cromáticos” (SZABUNIA, 1980). De formação acadêmica, era “possuidor de grande habilidade em retratos. Dedicou-se também ao desenho e à pintura comercial” (LAMAS, 1992, p. 16).

Os amigos pintores europeus que o influenciaram, segundo Szabunia (1980) foram: Ilie Repin, Alexey Serow e Otto Dix, “com quem mantinha contatos proveitosos no campo da arte. Sua morte, aos 61 anos, deixou uma lacuna no movimento artístico joinvilense” (SZABUNIA, 1980).

Casa Enxaimel. óleo s/ tela. 0,80x0,63m. data desconhecida. Idem dados imagem acima.

 Pai de oito filhos, sustentava a família. Boêmio, gostava dos amigos e era poderoso na hora de argumentar, relembra as filhas Maria Angélica e Helene em notícia publicada no Jornal A Notícia (2011). No início da carreira, muitas vezes não conseguia suprir os gastos com o que vendia, pois necessitava importar os materiais de pintura.

Segundo Mazzaro (2010), o ateliê de Victor hoje é a sala onde Marianne, sua viúva, assiste TV e recebe os filhos. O cavalete que antes servia de instrumento de trabalho, hoje serve como objeto de decoração da família. O maior acervo de obras hoje se encontra na casa de Marianne; sua casa parece uma galeria particular de obras de Kursancew, mas a filha Angélica afirma que gostaria que seu “[...] pai tivesse um espaço onde as pessoas pudessem conhecê-lo” (apud MAZZARO, 2010).

Retrato de Helene (filha do artista). Crayon. 0,38x0,33m. 1965. Idem dados imagem acima.

Logo que se aposentou, veio a falecer em 1980 em São Francisco do Sul, vítima de um aneurisma cerebral, aos 60 anos. Deixou para a família poucas obras que hoje se encontram com sua mulher e seus filhos mais velhos. A filha Angélica perdeu o pai quando tinha 18 anos, e afirma que o pai estava no auge da carreira - “eu o via fazendo retratos de clientes e sempre sonhei que um dia eu pudesse posar para ele, mas não deu tempo, ele partiu antes”.

Em maio de 1979, teve seu primeiro derrame cerebral, o que fez com que tomasse uma decisão inédita de ir para a Enseada sozinho, não sabendo que seria sua última viagem. Alguns dias depois, teve um segundo derrame, ocasionado por um aneurisma no cérebro, vindo a falecer pouco depois do meio-dia, “causando um sério desfalque ao movimento artístico de Joinville” (SZABUNIA, 1980).


(clique aqui para ler a parte I)



Referências

LAMAS, Nadja de Carvalho. Eugênio Colin: o pintor joinvilense. Faculdade de Arte do Paraná. Curso de pós-graduação em nível de especialização em Fundamentos Estéticos para Arte-Educação. Curitiba, 1992. 33p.

MAZZARO, Rafaela. Lutando pela própria arte. Jornal A Notícia, Joinville, 12 mai. 2010. Anexo, p. 1.

SCHMITZ, Cristiane. Redescobrindo Kursancew. Jornal A Notícia, Joinville, 22 mar. 2007. Anexo, p. 2.
SZABUNIA, Roberto. Victor Kursancew, acima de tudo amante da arte. Jornal A Notícia, Joinville, 6 mar. 1980.

VICTOR KURSANCEW. Disponível em: <http://galeriavkjoinville.blogspot.com.br/>. Acesso em 13 set. 2012.

VICTOR Kursancew, o boêmio rigoroso. Jornal A Notícia, Joinville, 9 mar. 2011. Anexo, Caderno de aniversário do A Notícia, p. 28.