quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Nova notícia sobre obra furtada de Fritz Alt

Notícia que saiu hoje (27/02/13) no jornal A Notícia:

Desde a última segunda-feira, a peça em bronze que retrata uma figura feminina de meia idade, com fisionomia serena tendo a frente do peito duas folhas de um tipo de planta não faz mais parte do acervo do Museu Casa Fritz Alt, em Joinville. A obra do artista alemão foi furtada e não há pistas do responsável pelo crime.

Gisela Regina Alt Santos, filha de Friz Alt, lembra que Yonne Aastrup, dona das formas esculpidas, frequentava muito a casa da família, era amiga de seu pai, artista e pintora. A modelo morou por alguns anos em Joinville, na rua Princesa Isabel, e depois mudou-se para Curitiba. Gisela, que acompanhou o processo de criação e produção da obra, recorda de quando a retratada vinha posar para o pai.

Na segunda-feira pela manhã, a herdeira ficou sabendo do furto pelo jornal.

— Eu fico muito triste, porque foi uma obra difícil de fazer, que ele acertou muito, talvez porque gostasse muito da amiga e também porque ficou bem feita — comenta.

O crítico de arte Walter Guerreiro, explica que a obra, feita em 1959, possui atributos de elevado valor artístico. As palmas, dispostas sobre a obra, são alegorias relativas à arte, colocadas provavelmente com o intuito de homenagear a artista. De acordo com Walter, esta é a única obra de Alt com este atributo. Outro destaque é que, para fazer o busto, o alemão utilizou a técnica da observação, com modelo vivo, ou seja, a artista posava para ele. Ao contrário da maioria dos bustos que ele fez, em que utilizava fotografias para criar a obra.

— Essa é uma das coisas que agrega o valor à obra, como a atitude da figura, que é muito interessante — comentou o crítico.

A obra, segundo Guerreiro, deve pesar em torno de dez quilos e possui 43 centímetros de altura, 28 de largura e 29 de profundidade. A qualidade da técnica utilizada por Fritz Alt permitia evitar a deformação da estrutura quando moldada em bronze, tendo espessuras muito finas, neste caso, máxima de 5 milímetros que, em valor comercial, se derretida, teria valor irrisório. São poucos escultores que conseguem deixar a forma com espessuras tão pequenas.

Sem sinais de arrombamento
O balanço é negativo: dois furtos registrados em menos de uma semana. As perdas do Museu Casa Fritz Alt iniciaram na última quinta-feira, com o desaparecimento de um computador. Na segunda-feira, a coordenação do museu notou a ausência do busto “Yonne Aastrup”, obra feita pelo artista alemão Fritz Alt.

O curioso é que não há sinal de arrombamento. A obra estava na sala de acervo técnico, mesmo local onde estava o computador onde são arquivados os documentos e livros e é feita a catalogação do acervo do artista. O ambiente não é aberto a visitação do público. De acordo com o diretor executivo da Fundação Cultural de Joinville, Joel Gehlen, esta é a sala de maior segurança do museu. Não há câmeras de segurança, mas existe um vigilante 24 horas.

— Na época da reforma do local, optamos por colocar um vigilante ao invés de câmeras, já que elas não impediriam nenhuma ação, ao contrário de ter um profissional no local — justifica Gehlen.

Segundo o diretor-executivo, o vigilante informou que não notou nenhuma movimentação estranha. A suspeita é de que a pessoa que cometeu o crime tenha entrado pelo telhado. Desde 2010, ano em que a estrutura do teto ficou comprometida após uma forte enxurrada, foi feita uma obra emergencial para sustentar o telhado e, para isso, foi retirada a forração.

Na sexta-feira, após o furto do computador, foi solicitado à secretaria de segurança um reforço nas outras unidades da fundação, como o Museu de Arte de Joinville, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Estação da Memória e Museu Arqueológico de Sambaqui.

As medidas administrativas já foram tomadas, assim como registrado o boletim de ocorrência e acionado a Polícia Civil e a Polícia Militar para investigar o caso. Até o fechamento desta edição, não houve novidade na investigação.

Reforma

Desde 11 de março de 2010 o Museu Fritz Alt está fechado para visitação e, mais de uma vez, já foram definidos prazos para as obras serem iniciadas. Na época, a expectativa da então coordenadora do museu, Linda Suzana Poll, era de que, em dois anos, o local fosse reaberto.

Conforme reportagem do “Anexo” de 2 de abril de 2012, salvo a adequação das estacas que seguram de forma provisória a cobertura da construção da década de 1920 e a retirada de obras de Fritz Alt, não houve muitas mudanças no museu.

Em 2011, a Fundação Cultural de Joinville garantiu o repasse de cerca de R$ 225 mil do Ministério do Turismo, dos quais R$ 177 mil seriam para a recuperação do telhado e de parte do piso do imóvel tombado, que foi residência do artista Fritz Alt.

O edital de licitação para execução das obras foi lançado duas vezes, em setembro e outubro de 2011, e o prazo de inscrição encerrou-se sem nenhuma empresa interessada pelo trabalho. Atualmente, está com o Ippuj a tarefa de atualizar o orçamento para que a Prefeitura possa lançar valores mais atrativos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Obra de Fritz Alt de 1959 é furtada de museu de Joinville

Notícia de hoje, 26/02/13, que saiu na imprensa sobre o furto de um busto produzido por Fritz Alt:

Uma escultura em cobre do artista Fritz Alt, fundida em 1959, foi furtada neste final de semana do Museu Casa Fritz Alt, em Joinville. A administração do museu registou Boletim de Ocorrência e acionou a Polícia Militar e a Polícia Civil, que estão trabalhando no caso desde o final da manhã de segunda-feira.



A obra chamada “Yonne Aastrup” é um busto de figura feminina, com fisionomia serena, cabelo reto tendo na frente do peio duas folhas de palmácea. A escultura tem cerca de 42 centímetros de altura e pesa aproximadamente 25 quilos. 

— A obra não tem preço de mercado, mas é uma peça de valor incalculável por sua importância história para a cultura joinvilense —, aponta o diretor-executivo da Fundação Cultura de Joinville (FCJ), Joel Gehlen.



O Museu Casa Fritz Alt, que está fechado para visitação desde março de 2010, quando foi interditado, foi alvo de furto duas vezes na última semana. Na quinta-feira, um computador foi levado do local. Neste final de semana houve novo ataque quando foi levado o busto do artista joinvilense.

A Secretaria de Proteção Civil acompanha o caso e pede o auxílio da população para localizar a peça furtada.

O Museu

O Museu Casa Fritz Alt foi inaugurado em 1975, após a aquisição da antiga residência do artista, construída na década de 1940. O acervo do museu conta com obras de arte produzidas por Fritz Alt, um grande número de moldes, também móveis e objetos de uso pessoal ao artista.

Quem é Fritz Alt

Fritz Alt nasceu em Lich (Alemanha) em 1902. Imigrou para o Brasil em 1921, instalando-se em Joinville. O artista dedicou sua vida à criação artística que enriquecem praças e edifícios joinvilenses e de outras cidades, e também residências particulares com desenhos, aquarelas, pinturas e esculturas, muitas hoje integrando o acervo do Museu. Em 15 de março de 1968 Friz Alt sofreu um enfarte do coração, falecendo próximo ao "Monumento ao Imigrante", obra que o consagrou.


Extraído de: http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/cultura-e-variedades/anexo/noticia/2013/02/obra-de-fritz-alt-de-1959-e-furtada-de-museu-de-joinville-4055987.html
Mais informações: http://www.joinville.sc.gov.br/noticia/3801-Obra+de+Fritz+Alt+de+1959+%C3%A9+furtada+em+museu.html

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

VICTOR KURSANCEW

É possível ter acesso à 87 imagens de obras de Victor através de slide disponibilizado no blog da Galeria Victor Kursancew

A seguir,  foram selecionadas algumas imagens desse link:


Autorretrato - óleo s/ tela. 0,50x0,58m. Data desconhecida.

Rua da Água. Aquarela. 0,28x0,21m. 1972


Retrato Sr. Moreira. Óleo s/ tela. 0,50x0,55m. data desconhecida

Casa Enxaimel. óleo s/ tela. 0,80x0,63m. data desconhecida

Retrato de homem. Crayon. 0,24x0,18m. 1957.


Retrato de Mulher. Guache s/ cartolina. 0,44x0,36m. Data desconhecida.

Retrato de Helene (filha do artista). Crayon. 0,38x0,33m. 1965

Girassóis. Óleo espatulado s/ tela. 0,90x0,75m. data desconhecida.

Residência Ottokar Doerfell (hoje MAJ). Série Joinville Antiga. Aquarela. 0,28x0,21m. 1972

Retrato de Conrado Koening. Óleo s/ algodão. 0,51x042m. 1978

Preto Velho. Aquarela. 0,38x0,44m. 1978

Praia Com Barcos. Aquarela com nanquim. 0,15x0,220m. 1973

Título desconhecido. Lápis. 0,18x0,14m. 1960

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

FRITZ ALT

Confira algumas fotografias encontradas em sites e blogs da Internet sobre Fritz Alt. Fritz Alt é um dos artistas falecidos joinvilense que mais possui imagens disponibilizadas na Internet, talvez pela quantidade de obras públicas que ele produziu. Nesta postagem, foram selecionadas algumas fotografias das centenas encontradas.

Fritz Alt. Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/anmemoria/2012/03/10/an-memoria-sabado-fritz-alt/?topo=84,2,,,,77


Museus Fritz Alt Joinville V
Museu Casa Fritz Alt. Foto: Lysandro Lima. Disponível em: http://www.sctur.com.br/joinville/museu_fritz_alt.asp

Museus Fritz Alt Joinville II
Escritório de Fritz Alt. FOot: Lysandro Lima. Disponível em: http://www.sctur.com.br/joinville/museu_fritz_alt.asp

Museus Fritz Alt Joinville III
Pietá de Fritz Alt. Foto: Lysandro Lima. Disponível em: http://www.sctur.com.br/joinville/museu_fritz_alt.asp

Museus Fritz Alt Joinville IV
Escultura de Fritz ALt. Foto: Lysandro Lima. Disponível em: http://www.sctur.com.br/joinville/museu_fritz_alt.asp

Obra: A vida e a morte.  Foto de Gabriela Borges. Disponível em: http://cegoguiandocego.blogspot.com.br/2010/06/fritz-alt.html

Imagem de Fritz ALt trabalhando no busto de Lucy Paes, retirada da notícia"Verbete de bronze", de Rodrigo Schwarz. Jornal A Notícia de 25 de julho de 2007. Disponível em: http://www.an.com.br/anexo/2007/jul/25/0ane.jsp

"Menino friorento", legenda idem da imagem acima.

Monumento do Imigrante, foto de Rogério da Silva, extraída da reportagem "Precursor das artes plásticas", de Rafaela Mazzaro, do  jornal A Notícia de 13 de maio de 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2901914.xml&template=4187.dwt&edition=14682&section=1186

Monumento do imigrante. Foto histórica extraída do blog História Joinville. Disponível em: http://historiajoinville.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html.


Monumento ao Imigrante com ciclistas. Disponível em: http://edudequalidadedireitodetodos.blogspot.com.br/2011/07/segundo-dados-retirados-varias-fontes.html


Foto de Pena Filho, no interior do Museu Fritz Alt. Extraída da reportagem "Precursor das artes plásticas", de Rafaela Mazzaro, do  jornal A Notícia de 13 de maio de 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2901914.xml&template=4187.dwt&edition=14682&section=1186

Foto: Mayara Silva. Disponível em: http://dementenews.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html


Busto de Dona Francisca. Foto de Cleber Gomes, extraída na reportagem "Busto Dona Francisca sofre ação de vândalos em Joinville". Disponível em notícia do Diário Catarinense: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2012/08/busto-dona-francisca-sofre-acao-de-vandalos-em-joinville-3848159.html.

Monumento a Dona Francisca. Foto: Walter de Queiroz Guerreiro. Disponível em: http://www.mubevirtual.com.br/pt_br?Dados&area=ver&id=338 (acervo digital sobre a produção escultórica brasileira).

Escultura de João Colin. Idem dados da imagem acima.

Idem dados da imagem acima.

Monumento a Marcílio Dias. Idem dados imagem acima.
Lauro Müller. Idem dados imagens acima.

Mascarões na fachada do Teatro Harmonia Lyra. Idem dados das imagens acima.

Joinville – Colóquio retrata a vida e obra do artista Fritz Alt

Busto de Fritz Alt. Disponível em: http://www.tvimagemnet.com.br/noticias/joinville-coloquio-retrata-a-vida-e-obra-do-artista-fritz-alt/

fritzalt2.jpg
Painel de mosaicos da Biblioteca Pública de Joinville. Disponivel em: http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id121.html

foto11.4.fritzalt.jpg
Idem dados imagem acima.

fritzalt7.jpg
Fachada da Biblioteca com painel de mosaicos. Idem dados imagem acima.

Painel de mosaico do Sesi. 1949. Dimensões de 500 x 450 cm. Rua Ministro Calógeras, 195. Foto extraída do site: http://mosaicosdobrasil.tripod.com/id121.html